Quantidade de Páginas visitadas

Escola

Colégio Estadual do Campo Octávio Tozo - EFM





O Colégio Estadual Octávio Tozo localiza-se às margens da Rodovia BR 277, no quilômetro 578, na comunidade de Centralito, no município de Cascavel, estado do Paraná.


Esta região era dominada pelos Paraguaios que estavam aqui tentando invadir as fronteiras com o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para ampliarem seu território. Eles tiravam madeira e erva mate e armazenavam em quatro centrais: Central Santa Cruz, Central Média, Central Pequena e Centralito a menor de todas. Comenta-se que era do tamanho de um litro, dando a origem ao nome da comunidade.


Entre os pioneiros estava o Sr. Octávio Tozo que foi agricultor, natural da cidade de Curitibanos em Santa Catarina, nascido em 16 de julho de 1929 e falecido em 15 de dezembro de 1985 aos 56 anos.


Filho de Álvaro Tozo e Palmira Espanholi Tozo, imigrantes italianos. Era casado com Iraci Tessaro Tozo com quem teve 7 filhos. Em 1961 veio a residir na Colônia Esperança, próximo a Cascavel.


Em 17 de janeiro de 1983 foi criada a Escola Rural Municipal Aquiles Bilibio, a necessidade de continuidade dos estudos dos alunos da comunidade local e circunvizinhas, que concluíam os estudos até a 4ª série, contribuíram para a criação da Escola Estadual Octávio Tozo. O estabelecimento recebeu esse nome em homenagem ao pioneiro Octávio Tozo.


Em 18 de dezembro de 1992 foi autorizada a funcionar pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná através da Resolução nº 4938/92, iniciando suas atividades a partir do ano letivo de 1993 nas séries finais do Ensino Fundamental. no período diurno e noturno com implantação simultânea. O estabelecimento teve o reconhecimento do curso autorizado pela Resolução nº 4430/94 D.O.E de 30/09/94.


A partir do ano de 2003, intensificou-se uma mobilização para a implantação do Ensino Médio, para que os alunos concluintes do Ensino Fundamental, pudessem continuar estudando, pois muitos alunos deixavam a escola ou então as famílias eram obrigadas a sair do campo, para que seus filhos pudessem dar prosseguimento aos estudos.


Foi então solicitada à Secretaria da Educação do Estado do Paraná a autorização para o funcionamento do Ensino Médio na Escola Estadual Octávio Tozo, no período diurno: matutino. A autorização foi concedida pela Resolução nº 1872/04 de 20 de maio de 2004 e em decorrência desta autorização o estabelecimento passou a denominar-se Colégio Estadual Octavio Tozo Ensino Fundamental e Médio. Sendo que o reconhecimento do Ensino Médio foi concedido pela Resolução nº 2624/05 em 23 de setembro de 2005.


Atualmente o colégio conta com seis turmas de Ensino Fundamental e três de Ensino Médio, e duas turmas de CELEM - Espanhol no período diurno, duas salas de apoio, uma sala de recurso e um projeto de meio ambiente.


A partir de 2011 o colégio passou a se chamar Colégio Estadual do Campo Octávio Tozo.

Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito